AIP 90 ANOS

10 de setembro de 2021, às 12:09 | Texto de: Kitty Lopes


A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), fundada em 12 de setembro de 1931, completa 90 anos de existência, tendo como objetivo a defesa da liberdade de imprensa e da democracia, desde então, reuni jornalistas e radialistas.

Sua formação ocorreu em uma época marcada pela utilização da violência para impor o silêncio e pelos diversos atentados a jornalistas pernambucanos, com o objetivo de censurar e anular o exercício do jornalismoA entidade de imprensa mais antiga do Estado e a terceira mais antiga do Brasil, foi criada durante “EraVargas”,realizou sua primeira reunião dois dias após a primeira celebração do o Dia da Imprensa no Recife (comemorado no dia 10 de setembro de 1931).

Um dos primeiros atos da AIP, foi durante o ano de 1935, a Folha do Povo sofreu um empastelamento e a prisão de vários redatores, a Associação interviupara garantir o direito de uma imprensa livre.

A Associação teve diversas ações que obtiveram destaque, como por exemplo a elaboração do Fundo de Liberdade de Imprensa, denúncia de sequestro do jornalista Iran Pereira e a perseguição de Paulo Cavalcanti. O presidente da Associação dessa época, jornalista Carlos Garcia, chegou a ser preso várias vezes e houve diversas tentativas de calar o órgão pela apresentação de filmes considerados subversivos no Cine AIP.

No ano de 2010, em um dos momentos mais críticos da Associação, tendo inclusive a AIP perdido sua sede em um leilão trabalhista, foi eleito o jornalista Múcio Aguiar, que com a simplicidade e persistência de um monge soube reconduzir a instituição para a estabilidade financeira, recuperação de sua sede e destaque nacional, promovendo relações institucionais com vários paises buscando o crescimento da imprensa pernambucana. 

Que nasça o Museu da Imprensa de Pernambuco, vinculado à AIP, para ser um memorial da nossa imprensa, onde se possa apreciar a história do jornalismo pernambucano.

A AIP é importante em refirmar o direito da imprensa e sua liberdade, sua atividade principal é atividades de associação de defesa de direitos sociais, sendo extremamente necessária para lutar contra atos que vão de encontro à legalidade da profissão comunicacional.

TEXTO: Luiz Felipe Moura

Presidente ABRAJET-PE (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo.)



publicidade

Leia Também