Bacalhau Dourado por Sandra Sales

22 de junho de 2021, às 17:06 | Editado: 22 de junho de 2021, às 18:06 | Texto de: Larissa Lopes


Esta é a primeira Receita Afetiva que apresentamos para vocês aqui no Portal Classe A. Iniciamos prestando essa homenagem à nossa amiga, já falecida, Sandra Sales, uma pessoa muito querida por toda a sociedade garanhuense. Para homenageá-la, nós resgatamos essa matéria que fizemos com ela para a Revista Classe A de abril de 2013, na época ela estava com 63 anos e abriu as portas da sua casa para nos receber e compartilhar uma de suas poucas receitas, já que cozinhar nunca foi seu grande talento, mas o grandioso amor pela família sim era imenso, e os pratos que ela fazia, sempre foram feitos com muito capricho e dedicação, então o resultado era maravilhoso. 

Sandra nos deixou em setembro de 2020, aos 71 anos, após perder a luta contra o câncer. Mas estará para sempre viva em nossas melhores lembranças. 

Casada por 53 anos com o médico Lamberto Sales, com quem teve quatro filhos: Siomara, Lamberto Neto, Juliana e Daniel Sales,  que lhes deram oito netos e duas netas. Sandra sempre foi a alegria em pessoa. Cearense de nascença e garanhuense por afeição e paixão, foi dona de casa por toda a vida, administrando as finanças, o lar e criando os filhos, mas nunca deixou de cuidar de si mesma e ter suas atividades sempre em dia.  Era integrante assídua da Rede Feminina de Combate ao Câncer e participante do coral da Unimed. Fazia caminhadas diariamente no Parque Euclides Dourado, malhava na academia e adorava massagem, destinando as manhãs para a beleza e a tarde para os problemas (risos). Amava uma boa festa, está entre os amigos e promover reuniões familiares era sua paixão. Não diferente, foi com uma excelente reunião de amigos e familiares que ela nos recebeu e compartilhou conosco a receita deste Bacalhau Dourado, simples, rápido e incrivelmente delicioso. 

RECEITA: BACALHAU DOURADO

INGREDIENTES:

 1 Kg de bacalhau desfiado

1 Kg de batata palha

2 cebolas raladas

1 xícara de molho de tomate

4 dentes de alho amassados

1 molho de salsa

250 ml de azeite

Pimenta do reino a gosto

3 ovos batidos

MODO DE FAZER:

Coloque o bacalhau de molho em água, deixe por no mínimo 12h. Após esse tempo o desfie e reserve. Numa panela coloque um pouco do azeite, as cebolas raladas e o alho e refolgue, em seguida coloque o molho de tomate, a pimenta e o bacalhau, deixe cozinhar por uns 5 min, para poder acrescentar o restante do azeite e os ovos batidos (como se fossem para pão de ló), mexa bem até os ovos cozinharem. Por fim junte as batatas e a salsa picadinha, e está pronto é só servir.


DICA: Decore com ramos de salsa e sirva com arroz branco.

RENDIMENTO:  8 porções