CIDADES INTELIGENTES: Prefeito Sivaldo Albino participa de congresso no Paraná

23 de março de 2023, às 12:03 | Texto de: Kitty Lopes


Está acontecendo em Curitiba, capital paranaense, a Smart City Expo Curitiba, evento consagrado nacionalmente que reúne empresas de tecnologias aplicadas às gestões municipais, no conceito conhecido por ‘Cidades Inteligentes’. A abertura do congresso aconteceu nesta quarta-feira (22), em concorrida palestra, seguida de debate, conduzida pelo prefeito anfitrião, Rafael Greca, pela prefeita de Campo Grande-MS, Adriane Lopes, e pela prefeita de Palmas-TO, Cinthia Mantoan. O evento segue com diversas plenárias, nos próximos dias, com temas diversos, a exemplo de metaverso, tecnologia da segurança pública, mobilidade urbana, planejamento e gestão, internet e aplicativos, meio ambiente e sustentabilidade, e muito mais. Dentro do evento, que acontece no Centro de Convenções Positivo, há também a exposição em stands, e também em parte do estacionamento, de dezenas de empresas de todo o Brasil, com produtos, softwares e equipamentos que trazem soluções para gestões municipais em diversos setores. Há palestrantes de outros países e plenárias de forma simultânea com traduções em várias línguas. 


O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, participará de toda agenda do congresso, a convite da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e esteve conhecendo à fundo diversos produtos que podem fazer parte do cotidiano de Garanhuns nos próximos anos. “Precisamos pensar a cidade do presente e do futuro, e neste evento a gente percebe que o futuro é agora. Estamos fazendo investimentos que trazem melhor qualidade de vida, mais segurança, mas percebemos que precisamos continuar neste caminho, por isto estamos aqui, para adquirir conhecimento, ter acesso aos produtos e às empresas, trocar experiências e continuar projetando o desenvolvimento da cidade”, revela o gestor. Os secretários de Planejamento e Gestão, Alexandre Marinho, de Comunicação Social, Ronaldo Cesar, e o Presidente da AMSTT, Rodolpho Melo, acompanham Sivaldo Albino no congresso.  


Nesta quinta-feira (23), durante todo o dia, a equipe participa de uma visita técnica por diversas instituições da cidade, organizadas pelo Fórum Inova Cidades e o Projeto Acesso Cidades, iniciativas da Frente Nacional dos Prefeitos, sendo recepcionada pelo prefeito Rafael Greca. Na agenda, visitas ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Muralha Digital (ICI - Instituto das Cidades Inteligentes), Centro de Controle Operacional da URBS (Transporte Público), Jardim Botânico, dentre outros. Dentre as apresentações, destaque para mobilidade urbana, tecnologias aplicadas à segurança e planejamento urbano, etc, a exemplo das apresentações do Centro de Inovação da Indústria, e do projeto do Parque tecnológico. 


Segundo Sivaldo Albino, a participação no evento possibilita outros olhares para o desenvolvimento municipal. “Curitiba é um exemplo de cidade inteligente que combina o desenvolvimento com o meio ambiente, combina investimentos em tecnologia com qualidade de vida e programas sociais, precisamos conhecer e nos espelhar nos grandes projetos, nas grandes ideias, possibilitando mais parcerias futuras para Garanhuns”. Afirma, concluindo sobre o evento. “A Smart City Expo de Curitiba mostra a direção, e sabemos que temos em Garanhuns um enorme potencial para nos tornarmos também este polo produtor de conhecimento tecnológico para as gestões públicas, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelas universidades no município, as startups, e as empresas que possam ampliar as ofertas de produtos e serviços para as gestões. Vamos em frente, que o caminho é este”, finaliza.


Galeria de Fotos

publicidade

Leia Também