Garanhuense nas Paraolimpíadas

27 de agosto de 2021, às 18:08 | Texto de: Larissa Lopes


Garanhuns estará representado nas Paraolimpíadas de Tóquio através da atleta Evani Calado, de 32 anos, que disputa os jogos na Bocha e briga por sua segunda Medalha de Ouro numa Paraolimpíada. 

Evani Calado está na lista dos 253 atletas brasileiros que participam dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. A paratleta da modalidade de Bocha já é conhecida mundialmente pois conquistou a medalha de Ouro na categoria em 2016, nas Paraolimpíadas do Rio. Atualmente Evani mora em São Paulo, mas nunca deixou de lado sua história e suas raízes na ‘Cidade das Flores’, onde nasceu em 1989.

Evani estreia em Tóquio logo mais a partir das 23h55min contra o português José Macêdo, pela Competição Individual BC3, válida pelo Grupo B da competição. Já no próximo domingo, dia 29, tem Evani Calado em dose dupla: às 6h25min ela enfrentará o número 2 do ranking mundial Huen Kei Ho, de Hong Kong; e às 23h55min o desafio será contra o sul coreano Hansso Kim.

TRAJETÓRIA – Por um erro médico na hora do parto, Evani Calado teve paralisia cerebral, mas isso nunca foi um agente limitador diante da sua determinação. Além de sua representatividade no esporte, a Atleta levanta a bandeira da luta pela igualdade entre os gêneros no esporte paralímpico e usa suas redes sociais para falar sobre inclusão e empoderamento.

CONQUISTAS – Nas paraolimpíadas do Rio, a atleta conquistou ouro na categoria dupla mista. Além da vitória no mundial, em 2017 Evani também conquistou ouro e prata na Copa América e ficou em 3º lugar no campeonato Regional e 3º lugar no campeonato Brasileiro de bocha. Em 2019, ganhou bronze em dupla no Open Mundial Canadá, ouro em dupla na Copa América e prata no individual, prata no campeonato Regional, ouro no campeonato Brasileiro individual e prata em dupla, Ouro no campeonato Paulista individual. 

Texto do Blog do Carlos Eugênio, com informações no NE 10 Interior e Imagens das Redes Sociais de Evani Calado. 


publicidade

Leia Também