Garanhuns ganha primeiro curso presencial de Odontologia do Agreste Meridional

22 de outubro de 2021, às 16:10 | Texto de: Kitty Lopes


A cidade de Garanhuns vem se consolidando como um importante polo educacional de Pernambuco, com unidades de ensino superior de nível federal, estadual e instituições particulares. E este avanço ganha mais um elemento de destaque: o primeiro curso presencial de Odontologia do Agreste Meridional, inicativa pioneira da FIC - Faculdade Integrada CETE de Garanhuns, que deve atrair estudantes de diversas partes do país. Para o lançamento do curso, a instituição realiza nesta segunda-feira (25/10), às 19h, em sua sede, um evento para convidados, que inclui uma visita guiada pelos seus laboratórios.

 

A ideia do curso surgiu de uma necessidade e exigências crescentes do mercado de trabalho observadas pelos diretores da FIC Humberto Rochimin Fernandes e Georges Kelbert. Como o Plano de Desenvolvimento Institucional da faculdade prevê a implantação de novos cursos superiores nas áreas de Exatas, Humanas e Saúde, foi feita uma série de pesquisas junto ao mercado, o que serviu como base para a propositura junto ao Ministério da Educação da autorização do curso. Em setembro deste ano, a autorização veio com a publicação da portaria 1.084, no Diário Oficial da União, com recomendação do Conselho Nacional de Saúde, de acordo com parecer nº 088/2021.

 

Com duração regular de cinco anos, a graduação em Odontologia terá como proposta a de formar profissionais capazes de compreender e atender a demanda social de Garanhuns e de todo o Agreste Meridional, ofertando novas oportunidades educacionais voltadas à integração no mercado de trabalho local e regional. O corpo docente será formado, em sua maioria, por mestres e doutores que aplicarão seus conhecimentos por meio de aulas teóricas e práticas, presenciais, estágios supervisionados, ensino clínico e prática clínica supervisionada. Também terão como foco atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

“O curso de Odontologia da FIC tem o compromisso de formar cidadãos e profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento regional, oferecendo novas oportunidades educacionais, voltadas para a integração no mercado de trabalho local e regional. Também visa formar um cirurgião dentista capaz de interagir com a sociedade e que tenha capacidade de liderança e sensibilidade social, que saiba identificar e resolver os problemas de saúde e/ou doença bucal do cidadão e que seja capaz de compreender e atender a demanda social de Garanhuns e toda uma região”, explica Humberto Rochimin Fernandes, diretor acadêmico da FIC.

 

A previsão de início do primeiro semestre é fevereiro de 2022, com oferta de 80 vagas, sendo 40 no turno da manhã e 40 para o turno da noite. Os interessados já podem se inscrever para o Vestibular 2022.1 através do site www.ficgaranhuns.com.br. A grade curricular tem como destaque inicial as disciplinas de Fundamentos da Odontologia e Formação Interprofissional em Saúde, que possibilitarão aos alunos a vivência em aulas com abordagens da prática profissional da Odontologia.

 

Serviço:

Lançamento do curso de Odontologia da FIC - Faculdade Integrada CETE de Garanhuns

Data: 25 de outubro

Horário: 19h

Local: sede da FIC – rodovia BR 423, bairro São José – Garanhuns

Informações: (87) 99600-7779 ou pelo site www.ficgaranhuns.com.br

publicidade

Leia Também