Garanhuns inicia programação do Ciclo Carnavalesco com a entrega do fraque e aniversário do Homem da Meia-Noite

02 de fevereiro de 2023, às 09:02 | Texto de: Larissa Lopes


Toda a tradição cultural e irreverência do período de carnaval tomou conta das ruas de Garanhuns, no aniversário de 91 anos do Homem da Meia-Noite, em evento marcado também pela entrega do ‘fraque’ que o gigante carnavalesco irá usar em 2023. A programação foi realizada entre a noite de quarta (01) e madrugada desta quinta-feira (02) e contou ainda com cortejo, homenagens e shows que animaram os foliões. Esta foi a segunda vez que o ‘calunga’ saiu da sua cidade-sede, Olinda, para comemorar seu aniversário em outro município pernambucano, e foi a primeira das atividades previstas para o Ciclo Carnavalesco de Garanhuns.

Muitas pessoas se reuniram já na concentração, em frente ao Parque Euclides Dourado, para acompanhar as apresentações da Orquestra Frevo Arte e da Trupe Animação. Em seguida, saiu o cortejo com tradicionais blocos carnavalescos e homenageados 2023 do Homem da Meia-Noite, como o bloco Eu Acho É Pouco, o Boi da Macuca e o Homem da Paz. Este ano, as homenagens também reconhecem o artista Helder Vasconcelos, a dupla Mateus e Catirina, o Homem do Tempo e o Homem da Bruxa.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, participou da programação e destacou o resgate da tradição carnavalesca na cidade, com eventos que serão promovidos ao longo deste mês. “Depois de dois anos sem poder realizar o carnaval no Brasil, a gente volta em alto astral, trazendo para cá a abertura do carnaval de Garanhuns e de Pernambuco, com o Homem da Meia-Noite, um dos maiores blocos carnavalescos do Brasil. Vamos poder iniciar este novo ciclo, com vários outros eventos, para que todos venham se divertir com muita paz e muita alegria”, afirmou o prefeito.

O momento de maior expectativa foi o encontro do relógio do gigante mais amado de Pernambuco com o Relógio de Flores de Garanhuns. No local, pontualmente à meia-noite, a estilista Jaque Tamboo entregou a tradicional roupa utilizada pelo calunga. Logo após, houve corte do bolo de aniversário de 91 anos, com apresentação do garanhuense Helder Vasconcelos, um dos homenageados pela agremiação em 2023, e de Pedrinho Pontes, com muito frevo e música pernambucana. 

O presidente do bloco, Luiz Adolpho, falou ainda sobre a escolha de Garanhuns para sediar o evento pré-carnavalesco. “Várias coisas motivaram Garanhuns a ser a cidade-sede para entrega do fraque, entre elas, ser uma cidade tão acolhedora. Além da escolha de Helder Vasconcelos, que é um dos homenageados e nasceu em Garanhuns; a escolha do Agreste, a escolha do encontro dos relógios, tudo isso foi uma motivação muito grande”.

Já a secretária municipal de Cultura, Sandra Albino, ressaltou a importância cultural da cidade vivenciar este encontro de agremiações tradicionais de Pernambuco. “É um momento muito emocionante, desde o momento em que nós soubemos que o Homem da Meia-Noite viria para Garanhuns, mas não imaginávamos que a emoção seria tanta e que a adesão do povo de Garanhuns e Região seria essa. Começamos o Carnaval de Garanhuns com chave de ouro”, pontuou.

Ciclo Carnavalesco 2023 -  Além do Homem da Meia-Noite, a programação do Ciclo Carnavalesco de Garanhuns conta ainda com o tradicional Bloco das Virgens, que será realizado na sexta-feira (17); além do carnaval popular dos bairros, contemplando Magano e Boa Vista e a inserção da Cohab I; e o retorno do Garanhuns Jazz Festival. A programação parcial do festival já foi divulgada e pode ser conferida no site e nas redes sociais da Prefeitura de Garanhuns.

Fotos: Thomas Ravelly, Ailton Vieira e Hilton Marques (PMG)



Galeria de Fotos

publicidade

Leia Também