Holambra

25 de junho de 2021, às 16:06 | Texto de: Kitty Lopes


Holambra é conhecida por ser um pedacinho da Holanda localizada no interior de São Paulo, devido aos descendentes holandeses que moram na cidade, onde a cultura traz as tradições holandesas na culinária e nas construções locais. Não se pode esquecer do maior atrativo da cidade: o cultivo de flores e plantas

Se você gosta de plantas e flores, Holambra é o lugar ideal para comprar uma infinidade de espécies. A pequena cidade tem aproximadamente 14 mil habitantes e, embora seja pequena, atrai muitos visitantes durante o ano todo.

Holambra está localizada na região metropolitana de Campinas. A cidade fica a 135 km de São Paulo e 45 km de Campinas. É uma estância turística que se tornou referência por sua produção de plantas e flores, sendo que atualmente é a maior exportadora de flores e plantas na América Latina. Hoje, a cidade é responsável pela comercialização de aproximadamente 40% das flores e plantas ornamentais do Brasil. Além de também ser considerada uma das cidades com maiores índices de segurança do país.


Boulevard Holandês

O Boulevard Holandês é a rua mais turística e charmosa da cidade. Oficialmente seu nome é Rua Dória Vasconcelos, mas poucos a chamam dessa maneira. Essa rua é o ponto central de uma visita à Holambra, e onde se concentra o maior número de turistas.

O Boulevard Holandês é assim chamado por conta das casinhas coloridas que imitam o estilo arquitetônico dos edifícios na Holanda. Ali você encontra muitas lojinhas de souvenir e de roupas, banco e restaurantes. É um dos principais pontos turísticos de Holambra.

Em Holambra, tudo se refere à Holanda e às flores. Se você prestar atenção, vai perceber que existem símbolos holandeses desenhados nas calçadas, placas de trânsito em formato de flores, arquitetura colonial holandesa em prédios, restaurantes com gastronomia típica holandesa e muitas flores por todos os lados.

A gastronomia em Holambra é outro ponto fonte da cidade Holambra traz a tradição da culinária Holandesa como doces típicos, destacando o Stroopwafel, que é uma bolachinha doce de waffle com recheio de caramelo.

Outro doce tradicional e delicioso é a Appeltaart, ou a torta de maçã. Em relação às comidas salgadas típicas, o principal deles com certeza é o Eisbein, que conhecemos como joelho de porco. Este é um prato muito comum na Holanda e em outros países da região.

Outras duas comidinhas salgadas são o Pannekoek e o Bitterballen. A pannenkoek é um tipo de panqueca feita principalmente de queijo, mas que também pode conter outros ingredientes, como presunto, alho-poró e cebola. Já o bitterballen é o croquete holandês, feito de carne e acompanhado de mostarda.

Deck do Amor e Praça Vitória Régia

“Um espaço para eternizar o amor e celebrar a vida”, assim está escrito na placa que sinaliza o Deck do Amor, uma das mais bonitas atrações de Holambra. Ali, casais apaixonados deixam cadeados que simbolizam o amor na grade junto ao lago e ao deck, que foi inaugurado em 2015. O passeio é gratuito.

Holambra é uma cidade encantadora durante todo o ano, entretanto, a cidade fica ainda mais encantadora durante a Expoflora, o maior evento da cidade. A Expoflora acontece entre o final dos meses de agosto e setembro, época em que a cidade fica ainda mais encantadora, pois fica toda florida.


publicidade

Leia Também