Kitty entrevista Adeilda Patriota

26 de agosto de 2021, às 17:08 | Texto de: Kitty Lopes


Nesta semana Kitty recebe em seu programa Café com Kitty a empresária e farmacêutica Adeilda Patriota, proprietária do LAGAM e da Formular. Elas tiveram uma conversa leve e enriquecedora sobre negócios e trajetória profissional. Confira:


Adeilda Patriota tem o empreendendorismo na veia. Ainda na Faculdade de Farmácia já sonhava em empreender. Logo após concluir o curso, com pouco mais de 20 anos de idade,  começou a trabalhar em um laboratório, já sonhando em ter o seu próprio negócio. 

Muito focada nos estudos, passou em um concurso da Secretaria de Saúde do estado, mas também sempre pensando em empreender.  E investia todo o dinheiro que ganhava para comprar os primeiros equipamentos do seu laboratório de análises clínicas, que hoje já tem 30 anos de fundação, o Lagam. 

Alguns anos após a construção do Lagam, percebeu que Garanhuns ainda não tinha farmácia de manipulação. Então, começou a ver nessa lacuna, uma oportunidade de negócio. Visitou alguns médicos na época, e que permanecem sendo parceiros até hoje. Após apresentar o projeto, eles começaram a encaminhar os pedidos de fórmulas, naquela época, ainda para o Lagam. Então eram encaminhados para uma farmácia no Recife. Com um tempo, fez um curso na área no Recife, para entender toda a logística, depois viajou para Goiás, para fazer uma especialização. Foi a partir daí que montou a primeira farmácia de manipulação em Garanhuns. É isso mesmo, para quem não sabia, a Formular Farmácia de Manipulação, foi a pioneira do setor em Garanhuns. 

A partir dessa ideia ousada para a época, outras empresas foram chegando. Inclusive, hoje temos empresas de renome nacional, e que tiveram esse mercado aberto aqui em Garanhuns, a partir da iniciativa dessa empreendedora. 

É importante também trazer a seguinte informação : antigamente as primeiras farmácias eram 100% de manipulação, um trabalho a princípio artesanal, feito nas chamadas Boticas. O que com o advento da indústria farmacêutica caiu em desuso, até por não ter como competir com o novo formato de produção em série.

Com o passar do tempo foi visto que era hora de retomar, e aí houve o ressurgimento das farmácias de manipulação. O principal diferencial do medicamento manipulado é que ele trata o paciente diretamente dentro da sua necessidade individual. Com base na sua idade, no seu peso, na sua doença. Um remédio personalizado, feito para você. Por isso, que o público e os médicos que desejam fazer tratamentos personalizados continuam apostando na manipulação. 

É isso, um pouco da história do surgimento da Formular, mais um sonho que um dia foi planejado pela empreendedora Adeilda Patriota e concretizado. Como farmacêutica de formação e por vocação, ela continua apaixonada pelo que faz, e acompanha atentamente os processos realizados nos medicamentos manipulados pela Formular.

publicidade

Leia Também