Prefeitura do Recife promete uma grande noite para abrir o histórico Carnaval da retomada

17 de fevereiro de 2023, às 11:02 | Texto de: Larissa Lopes


Depois de celebrar um mês de prévias, o Recife, finalmente, reencontra, de forma "oficial", com sua mais colorida e efusiva celebração. O Carnaval começa nesta sexta-feira (17), para matar dois anos de saudade, com grandes espetáculos no Marco Zero, maior palco da festa, coberto de leds, cores e investido de renovadas forças e emoções, fazendo jus ao tema da folia de 2023, #VolteiRecife - Com todos os Carnavais. 


A partir das 16h, as legítimas e enraizadas tradições da cultura popular pernambucana abrirão alas para a folia, nas apresentações "Recife Matriz da Cultura Popular", que irão garantir passarela para agremiações de várias modalidades como os patrimônios vivos do Recife Gigante do Samba e Pierrot de São José, além dos Blocos das Flores e da Saudade, maracatus Cruzeiro do Forte, Cambinda Brasileira de Nazaré da Mata, entre muitos outros. 


A partir das 19h haverá uma breve "cerimônia" carnavalesca de abertura, que terá duração de 20 minutos, protagonizada por figuras importantes da folia recifense, quando Maestro Forró, seus músicos e toda a sua energia se apresentam. Ao longo desta apresentação, há a simbólica entrega das chaves da cidade para as majestades da folia 2023, Brhunno Henrique, e Mayara Araújo, a partir de quando se declara um irreversível Carnaval marcado pela saudade e pelo reencontro. 


A programação da primeira noite de festa já chega confirmando que o Carnaval da retomada será inesquecível na cidade que até a Unesco confirmou, em título, ser criativa e musical. Além do show especial de Caetano Veloso, que pisou nos palcos da festa recifense pela última vez há dez anos, haverá ainda apresentações de Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e do homenageado Geraldo Azevedo, com grandes convidados, como Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém e Chico César. As demais homenageadas, Zenaide Bezerra e Dona Marivalda, também subirão ao palco do Marco Zero, que encerra a noite com show de Duda Beat.


Após a entrega das chaves, com repertório sempre inspirado, os músicos da Bomba do Hemetério e Maestro Forró prometem muito frevo com os hinos do Elefante, Ceroula e Homem da Meia Noite, De Chapéu e Oh Bela, Trombone de Prata, Frevo Ciranda, As Cirandas, Pagode Russo, Leão do Norte, Cometa Mambembe e Frevo Mulher, Luanda DAgora, o hino do mangue Praieira e a instigadíssima Arreia.


O homenageado Geraldo Azevedo fará a apresentação seguinte, celebrando as raízes de sua formação musical e de sua carreira, que ele preservou fincadas no frevo e nas tradições rítmicas de Pernambuco. Com a participação da Transversal Frevo Orquestra, de César Michiles, ele embalará o Marco Zero com músicas que marcaram sua carreira e clássicos da folia, começando por Chorando e Cantando, À Procura de Alguém e Realeza Linda. Da quarta música em diante, o anfitrião da festa receberá uma escalação impecável de convidados. Com Almério, compositor e intérprete que já estreou consagrado, ele canta Meu Lindo País. Depois recebe Juliana Linhares para cantar É só Brincadeira. Segue com É o Frevo, É Brasil e chama Silvério para cantarem juntos a penetrante Micróbrio do Frevo. Na sequência interpreta Roda e Avisa e Piaba de Ouro, com os inoxidáveis Jota Michiles e Lula Queiroga. Com Jorge du Peixe, ele celebrará todos os tempos do Carnaval e da música recifense, cantando Batutas e Maracatu Atômico. Vai interpretar ainda o clássico momesco Último Regresso, com a quase recifense Fafá de Belém; Aquela Rosa, com Mariana Aydar; e Vida Boa, com o Quinteto Violado. Interpreta sozinho as célebres Dia Branco e Bicho de Sete Cabeças e depois convida os indefectíveis Chico César, para cantar Dona da Minha Cabeça, e Alceu Valença, para interpretar Me Segura. Canta ainda Taxi Lunar e Frevo Mulher, com os medalhões do Grande Encontro, e O Princípio do Prazer, com Elba. No final do show, todos subirão ao palco para cantar a melô deste Carnaval do retorno, Voltei Recife, e Taj Mahal.


Nome indissociável do imaginário coletivo da música brasileira, Caetano Veloso faz o quarto show da noite, ansiosamente esperado pelo Recife. A apresentação contará com 18 canções, das célebres Você não Entende Nada, Sampa, You Dont Know Me e Muito Romântico, Sozinho e Desde que o Samba é Samba, ao medley carnavalesco Atrás do trio elétrico / Chiquita Bacana / Cara a Cara / Chuva, Suor e Cerveja. O baiano e icônico musico, cantor e compositor, um dos maiores nomes da música brasileira, cantará ainda, para deleite das multidões do Carnaval recifense, Um Índio, Não Vou deixar, Qualquer coisa, Cajuína, O Leãozinho, Menino do Rio, Sem Samba não Dá, Odara, Reconvexo, A luz de Tieta e Evocação. Só não vai quem já morreu.


Encerrando a noite, Duda Beat esbanjará o charme de seu repertório, num show inédito no Marco Zero. Ela começa a apresentação cantando Tu e Eu e Chega. Depois celebra o retorno da festa com o hino do regresso de Momo Voltei Recife e segue com Parece Pouco, Pro Mundo Ouvir, Nem um Pouquinho e Game. Celebra o movimento mangue em Da Lama ao Caos e toca mais  sucesso saído do mangue Da Lama ao Caos e faz mais 14 músicas: 50 Meninas, Bolo de Rolo, Bedi Beat, Não Passa Vontade, Tangerina, Mais Ninguém (remix), Meu Pisêro, Decisão de te Amar (remix), Dar uma Deitchada, Meu jeito de Amar, Chapadinha, Bixinho, Bixinho (remix) e Tocar Você.



ROTEIRO DA NOITE

Recife Matriz da Cultura Popular - 16h

Cerimônia de Abertura surpresa e show de Maestro Forró - a partir de 19h

Geraldo Azevedo e Convidados - 20h40

Caetano Veloso - 22h20

Duda Beat - 0h


SET LISTS

MAESTRO FORRÓ 


- Suíte America/ A Burra/ Cabelo de fogo 

- Pra Tirar Coco 

- Tô Doidão 

- Fantasia Elefante/Ceroula/ Homem da meia noite 

- De chapéu/ Oh Bela/ Trombone de prata/ Frevo Ciranda/ As cirandas - 

- Pagode Russo/ Leão do Norte/ Cometa Mambembe/ Frevo Mulher 

- Luanda DAgora / Praieira 

- Arreia a lenha


GERALDO AZEVEDO 

Cesar Michiles & Transversal Frevo Orquestra 

1. Chorando E Cantando 

2. À Procura De Alguem 

3. Realeza Linda 

4. Meu Lindo País (Almério) 

5. É Só Brincadeira. (Juliana Linhares) 

6. É O Frevo , É Brasil 

7. Micróbio do Frevo. ( Silverio ) 

8. Roda E Avisa ( Jota Michiles ) 

9. Piaba De Ouro ( Lula Queiroga ) 

10.Batutas / Maracatu Atômico ( Jorge Du Peixe ) 

11.Último Regresso. ( Fafá De Belem ) 

12.Aquela Rosa ( Mariana Aydar). 

13.Vida Boa ( Quinteto Violado) 

14.Dia Branco 

15.Bicho De 7 Cabeças 

16.Dona Da Minha Cabeça. ( Chico Cesar ) 

17.Me Segura (Alceu Valença) 

18.Taxi Lunar ( O Grande Encontro ) 

19.Frevo Mulher ( O Grande Encontro ) 

20.O Princípio do Prazer ( Elba ) 

Todos No Palco 

21.Voltei Recife 

22.Taj Mahal 


CAETANO VELOSO 

Você não entende nada

Muito romântico

Não vou deixar

You dont know me

Sampa

Sai banda

Sozinho

Desde que o samba é samba

Volta banda

Um índio

Qualquer coisa

Cajuina

O Leaozinho

Menino do Rio

Sem samba não dá

Odara

Reconvexo

Poutpourri Atrás do Trio Elétrico / Chiquita Bacana / Cara a Cara / Chuva, suor e cerveja

Evocação 

Luz de Tieta


DUDA BEAT

-Intro

-Tu E Eu

-Chega (Mini Pausa)

-Voltei, Recife

-Parece Pouco

-Pro Mundo Ouvir

-Nem Um Pouquinho

-Game (Mini Pausa)

-Da Lama Ao Caos

-50 Meninas

-Bolo De Rolo

-Bedi Beat

-Não Passa Vontade (Mini Pausa)

-Tangerina

-Mais Ninguém (Remix)

-Meu Pisêro

-Decisão De Te Amar (Remix)

-Dar Uma Deitchada

-Meu Jeito De Amar

-Chapadinha

-Bixinho

-Bixinho (Remix)

-Tocar Você

Dj: Tu E Eu (Remix)



publicidade

Leia Também