Recife obtém melhor performance entre as capitais do Nordeste no Índice de Cidades Empreendedoras de 2022

17 de março de 2022, às 04:03 | Texto de: Larissa Lopes


Reconhecido por abrigar um dos maiores polos de desenvolvimento tecnológico e de inovação da América Latina, possuir uma malha rodoviária, portuária e aeroportuária privilegiada e estar posicionada equidistante entre as principais capitais nordestinas, o Recife foi a capital do Nordeste que obteve maior destaque no Índice de Cidades Empreendedoras 2022, divulgado nesta quarta-feira (16). A cidade pernambucana ficou na 18º lugar geral do ranking, que reuniu os 101 municípios mais populosos do Brasil. O Recife avançou 19 posições em comparação ao levantamento de 2020. O estudo foi realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com a Endeavor, e analisou majoritariamente dados públicos referentes ao ano de 2021.


A primeira colocada no ranking geral foi a cidade de São Paulo, com pontuação 9,28724. O Recife registrou nota de 6,74828, única capital do Nordeste entre as 20 cidades melhores posicionadas. No recorte do Nordeste, a capital pernambucana lidera na região, seguida por: Aracaju (SE), no 25ª lugar; Maceió (AL), na 29ª colocação; Fortaleza (CE), na 33ª; João Pessoa (PB), 35ª; Salvador (BA), 39ª; Natal (RN), 42ª; São Luís (MA), 57ª; e Teresina (PI), 60ª. Já no resultado geral entre as cidades pernambucanas, após a capital pernambucana aparecem listadas: Olinda, na 81ª posição; Petrolina, 86ª; Caruaru, 89ª; Jaboatão dos Guararapes, 93ª; e Paulista, 96ª.


O Índice de Cidades Empreendedoras é dividido em sete determinantes, tais quais “Ambiente Regulatório”, “Infraestrutura”, “Mercado”, “Acesso a Capital”, “Inovação”, “Capital Humano” e “Cultura Empreendedora”. Cada eixo leva em consideração uma série de dados públicos, tais como o Produto Interno Bruto (PIB), simplicidade tributária, alíquota de ICMS, dentre outras informações.


O Recife teve a melhor performance na determinante “Capital Humano”, ficando na 8ª posição geral no País, com 7,1813 de pontuação. Comparado com o resultado de 2020, a capital pernambucana avançou sete posições, quando ficou no 15º lugar. Assim como ocorreu há dois anos, Florianópolis liderou nesta determinante. Já no eixo “Cultura Empreendedora”, a capital pernambucana ficou na 12ª colocação, enquanto que no quesito “Acesso a Capital”, manteve a 13ª posição.


Outros resultados do Recife foram: 17ª posição na determinante “Infraestrutura”, 30ª posição em “Inovação”, 55º lugar em “Ambiente Regulatório” - avançando 31 colocações em comparação com os resultados de 2020 -, e 77ª colocação em “Mercado”.


"O resultado do ranking coloca o Recife na liderança no Nordeste, sendo a única cidade da região entre as 20 maiores do País. Com resultados expressivos e consistentes, o Recife vem se destacando em diversos indicadores, como o de Capital Humano, a partir de um histórico consolidado de melhorias da cidade, como as notas do Ideb, e com novas ações da Prefeitura, como é o caso do Embarque Digital", avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux.


ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO - Fomentando a agenda do empreendedorismo local, a Prefeitura do Recife vem investindo fortemente em um grande programa de melhoria do ambiente de negócios e de desburocratização de processos. Como exemplo, o município foi o terceiro no Brasil a aderir ao projeto do Balcão Único, reduzindo a burocracia e o tempo de registro e abertura de empresas de baixo risco, onde, em determinadas situações, duram minutos. Ainda nesse ambiente, a Prefeitura criou a Investe Recife, uma equipe dedicada em atrair empresas do Brasil e do exterior, além de apoiar e estimular a expansão dos negócios já existentes no município.


A Prefeitura do Recife sancionou uma nova legislação para licenciamento de placas e outdoors, facilitando a vida dos empreendedores e negócios. A gestão municipal também lançou o novo portal da Secretaria de Finanças, o “Recife em Dia”, que reúne uma série de serviços online, como emissão de documentos, recolhimento de tributos, solicitação de certidões e outras possibilidades. A capital pernambucana também atualizou as leis que regem a Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC) e a Transferência do Direito de Construir (TDC), o que vai impulsionar o mercado de Construção Civil na cidade.


Desde 2021, a Prefeitura lançou o programa Recife Parcerias, que vem estruturando uma ampla carteira de investimentos em Parcerias Público Privada (PPP) com foco em sustentabilidade, com gestão e conservação de parques urbanos, implantação de relógios digitais, construção e reforma de creches e unidades de saúde, dentre outros projetos. E também lançou o Programa Crédito Popular do Recife, que oferece empréstimos de até R$ 3 mil para micro e pequenos negócios, com taxa de juros simbólica de 0,99% ao mês.

Fotos: Daniel Tavares/ArquivoPCR e Marcos

publicidade

Leia Também