Sesc comemora 76 anos com 490 ações em Pernambuco

22 de março de 2023, às 16:03 | Texto de: LARISSA LOPES



foto: Maker Mídia
  
Para comemorar os 76 anos de atuação no Estado, o Sesc Pernambuco vai promover, de 24 a 26 de março, mês de aniversário da instituição no estado, uma vasta programação sincronizada de lazer, saúde, turismo, cultura, esportes, educação e assistência. A proposta integra o Viradão Sesc, que chega à segunda edição, em 2023, e pretende beneficiar aproximadamente 54 mil pessoas com 490 ações durante os três dias de festa. 
  
Todas as 23 unidades do Sesc localizadas em 17 municípios, incluindo os hotéis de Triunfo, Guadalupe e Garanhuns, estão com agenda recheada de atividades gratuitas ou a preços acessíveis. No Agreste, as cidades envolvidas são Belo Jardim, Buíque, Caruaru, Garanhuns e Surubim. Entre as cidades do Sertão, Arcoverde também preparou programação para as comemorações. 
  

Em Arcoverde, as ações incluem o Sexta Saúde Mulher, no Receptivo de Lotação da cidade, e o projeto Aprendendo e Brincando, na Biblioteca José Lins do Rêgo e Sala de Ciências do Sesc. No sábado (25), O Nadando 2h vai ser no parque aquático da unidade. Tem Sesc Ciência, na Praça Winston Siqueira, Circuito Funcional Kids, na Praça Presidente Kennedy, e o Lual, com o cantor Ciro Santos, no Salão de Festas do Sesc. O domingo (26) abre com a Trilha do Lajedão e tem o Sesc Lazer Especial, com música ao vivo de Juninho Saygon. O Viradão fecha com o espetáculo “Espavento”, do Teatro de Retalhos, na Pç. Winston Siqueira, e o Demonstra Cena, experimento dos alunos de Teatro Avançado, no Teatro Geraldo Barros. 

  

Belo Jardim celebrará o aniversário do Sesc PE e os 18 anos do Sesc Ler. A programação conta com atividades educativas, culturais e de nutrição, exposição Louças de Brincar e Maratona Recreativa. No Parque Janelas para o Bitury, haverá ações promovidas com parceiros, como torneio de vôlei, tenda de saúde, oficina de Páscoa, feira criativa, cortejo do Grupo Boi Diamante, gincanas, dança com o Grupo Girassol 60+ do Sesc, Tropa do Balacobaco, roda de capoeira, ginástica funcional, aulão de ritmos e show de Célio Gomes. O Sesc Lazer Especial traz um registro de fotos dos 18 anos do Sesc Ler, orientações sobre IST/AIDS, festival de natação, jogos de salão e aquáticos e bolo de aniversário, tudo ao som do Pagode Som de Nós. 

  

Em Buíque, as ações incluem torneios de atletismo, futsal, futebol de campo, natação, dominó e pebolim, amistoso de futsal, aulões de hidroginástica e de natação, ginástica laboral, ginástica funcional, passeio ciclístico, contação de histórias, oficinas de robótica sustentável, miçangas e cupcakes, aula-espetáculo de cordel, com o poeta Diosman, cortejo com o grupo Baque Mulher de Arcoverde e serviços gratuitos de saúde e beleza, com parceiros. Happy hour com cantor Diego Matos e o Sesc Lazer Especial, com recreação, ginástica kids, Batalha de Tik Tok e show da cantora Silene – a Flor do Sertão, fazem parte da agenda. O Sesc realiza, ainda, ações em escolas da cidade e na comunidade quilombola Mundo Novo. 

  

Em Caruaru, tem forró pé-de-serra, com o Trio Tabajara, show de Zé Barreto, com espetáculo “Os Passarinhos”, encontro de poetas populares e declamação de cordéis, apresentação do Coral Canto Livre, sessão de cinema e oficinas de produção de instrumentos musicais com materiais recicláveis e de danças circulares. Tem passeio ecológico e ciclístico, torneio de Card Games, futebol society, futsal, dominó, damas e pebolim, oficina de aproveitamento integral dos alimentos e feira de saúde e bem-estar, com parceiros. No Sesc Lazer Especial, música ao vivo com Débora Araújo, espaço kids e aulão de danças de verão. Na Via Parque, tem grupos de K-Pop, Random Dance e Play Dance, brincadeiras populares, roda de capoeira e oficinas culturais. 

  

O Viradão, em Garanhuns, apresenta o Samba D’Elas, no projeto NaComedoria, direto do CPC Sesc, e Régis Bakana, no Reuniões Dançantes da Unidade Sesc Garanhuns. Para as crianças, sessão de filmes, Festival de Sorvete e atividades aquáticas envolvendo os dois equipamentos do Sesc na cidade, que ficam em ruas vizinhas. O Parque Euclides Dourado recebe as ações sociais do Sesc e parceiros e a orquestra do 71º BIMTZ, grupos de Violão e Harmonia de Flautas, oficina de sensibilização em dança criativa, contação de histórias, roda de leitura e aulão de ritmos. 

  
De volta ao CPC Sesc, o CineJardim exibe “Além da Lenda” e “Azougue Nazaré”. O espetáculo “A Dama da Noite” vai ser no Teatro Reinaldo de Oliveira (CPC) e o torneio de futsal feminino, no Ginásio de Esportes (Unidade). O Sesc Lazer Especial, no domingo, vem com música ao vivo e atividades recreativas. E tem oficinas de criação de brinquedos óticos, de Aquarela e Feira Mundaú de Economia Criativa, no CPC Sesc. 
  

E em Surubim, o Sesc promove o Especial Viradão 76 Anos, com recreação e esportes, ações de Saúde Bucal, no Colégio Marista Pio XII e o Luau da Juventude, no Centro Cultural José Nivaldo. Tem também Maratona Recreativa e torneio de handebol, na unidade, e Viradão 76 anos, na Praça Dídimo Carneiro, local onde termina o Cortejo Cultural, com o Balé Municipal Surubim e Orquestra de Frevo D`Metade. O Sesc realiza ainda passeio ciclístico, torneio de futebol, oficina de brinquedos e feira de saúde e bem-estar, com parceiros. No Sesc Lazer Especial, música com Marcílio Azevedo, atividades recreativas e esportivas e banho de piscina. O Viradão termina com show de Pedrinho Sanfoneiro, na Av. João Batista. 

  
“Estamos completando 76 anos. É o momento de celebrar com os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e toda a sociedade, que chancela nosso trabalho, e fortalecer nossa presença nos municípios. O Viradão Sesc é nossa grande iniciativa pelo volume e diversidade de atividades, pelas mais de 230 parcerias e por envolver todas as unidades em uma grande operação sincronizada”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco. Em 2022, ano de estreia do projeto, foram registrados cerca de 49 mil atendimentos ao público, em mais de 410 ações. 
  

O detalhamento das atividades do Viradão em todos os municípios onde o Sesc atua está disponível em https://www.sescpe.org.br/

  

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br

  

Serviço: Viradão Sesc 76 Anos

Data: de 24 a 26 de março 
Unidades: Arcoverde, Belo Jardim, Buíque, Caruaru, Garanhuns, CPC Sesc, Hotel Sesc Garanhuns e Surubim 

Programação completa no https://www.sescpe.org.br/

publicidade

Leia Também