UPE concede título Notório Saber em Cultura Popular a 25 mestres

10 de agosto de 2021, às 18:08 | Texto de: Larissa Lopes


Dentro das celebrações dos seus 30 anos de fundação, a Universidade de Pernambuco (UPE) realiza, nesta quinta-feira (12), a entrega dos primeiros títulos de Notório Saber em Cultura Popular a 25 mestres e mestras em áreas diversas de expressão como artesanato, música, dança, poesia, teatro, luta corporal, doçaria, saúde e educação (Confira a lista abaixo). Deste total, apenas quatro nomes não possuem o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, concedido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A cerimônia de entrega dos títulos ocorrerá no auditório da Faculdade de Administração e Direito (FCAP/UPE), às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal UPE nas redes sociais.


A iniciativa conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe. Com o título de Notório Saber, além do reconhecimento dos seus saberes e fazeres, esses mestres poderão ser convidados por universidades e outras instituições de ensino para palestras e outras atividades como professores. Na prática, é um novo título criado pela UPE e que visa o reconhecimento dos mestres e mestras da cultura popular e tradicional em uma perspectiva acadêmica e profissional.


A UPE recebeu seis inscrições individuais e outras 26 feitas pela Fundarpe, com detentores do título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. As categorias foram definidas segundo os critérios da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


A lista tem quatro agraciados em poesia popular, seis em música, nove em artes e artesanato, duas em dança, uma em artes cênicas, uma em doçaria, uma em saúde popular e uma em educação. Os nomes abrangem mestres e mestras residentes em todas as regiões do estado, que "visibilizam o saber do povo ao preservar as tradições e manifestações”.


O diálogo entre a universidade e a Secult-PE/Fundarpe teve início em 2019, quando foi criado um grupo de trabalho envolvendo um corpo técnico de profissionais desses órgãos. A ideia lá atrás era ampliar os meios de reconhecimento e valorização dos saberes dos mestres e mestras, possibilitando maior participação desses Notórios Saber em processos formais de ensino.


NOTÓRIO SABER

Criado pela resolução número 023/2019 do Conselho Universitário (CONSUN) da UPE, o título de Notório Saber em Cultura Popular poderá ser concedido a pessoas detentoras ou não de título acadêmico, de graduação e de pós-graduação, desde que tenham comprovada uma destacada experiência e produção em, pelo menos, uma das linguagens ou áreas da arte e da cultura popular.


Neste contexto, a Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe elaborou um dossiê da candidatura dos Patrimônios Vivos em atuação aptos a participarem do edital, no sentido de reafirmar o compromisso da Secult-PE e Fundarpe, do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), no respeito à diversidade cultural e valorização dos mestres e mestras.


Em abril deste ano, a comissão julgadora instituída pela UPE definiu os nomes dos agraciados depois de avaliar a documentação exigida, que incluía um histórico ou memorial de vida e certificados de reconhecimento emitidos por organizações culturais da sociedade civil.


Confira a lista dos 25 primeiros mestres de Notório Saber em Cultura Popular da UPE:


POESIA POPULAR

José Rufino da Costa Neto, o Dedé Monteiro - Literatura de Cordel 

José Francisco Borges, J. Borges - Literatura de Cordel e Xilogravura 

José Costa Leite - Literatura de Cordel e Xilogravura 

Luiz Gonzaga de Lima, Gonzaga de Garanhuns - Literatura de Cordel e Reisado 


MÚSICA

Ademir de Souza Araújo, Maestro Formiga – Frevo 

Francisco de Assis Calixto Montenegro, Mestre Assis Calixto - Samba de Coco 

José Ursicino da Silva, Maestro Duda - Frevo e Música Clássica 

Maria Madalena Correia do Nascimento, Lia de Itamaracá – Ciranda 

Tomaz Aquino Leão, Mestre Galo Preto - Coco de Roda e Embolada 

Valdemir de Souza Ferreira, Didi do Pagode - Samba e Pagode 


ARTES E ARTESANATO

Aguinaldo da Silva, Mestre Nado - Cerâmica e instrumentos musicais de barro

Amaro Arnaldo do Nascimento, Lula Vassoureiro - adereços de Carnaval / máscaras de Papangu 

Ivan Marinho de Barros Filho, Mestre lvan Marinho - Bacamarteiro

João Elias Espíndola - Renda Renascença 

José Antônio da Silva, Mestre Saúba - Brinquedos Populares e Teatro de Bonecos 

José Evangelista de Carvalho, Mestre Zé de Bibi - Cavalo Marinho 

Jorge Augusto Estev%u0101o Ferreira, Mestre Jorge Ferreira - Capoeira Angola e instrumentos musicais da Capoeira

Manoel Salustiano Soares Filho, Mestre Manoelzinho Salustiano - Maracatu de Baque Solto

Maria Amélia da Silva – Cerâmica 


DANÇA

Ana Lúcia Nunes, Mestra Ana Lúcia - Coco e Pastoril / Festas Juninas

Maria Cristina Andrade - Ciranda, Pastoril e Ursos de Carnaval 

ARTES CÊNICAS

Margarida Pereira de Alcântara, Índia Morena – Circo 


DOÇARIA

Maria Belarmina, Dona Menininha do Alfenim – Alfenim 

SAÚDE POPULAR

Maria dos Prazeres de Souza, Dona Prazeres - Parteira Tradicional 


EDUCAÇÃO

Maria Lúcia Gomes dos Prazeres, Lúcia dos Prazeres - Saber Popular e Poética

publicidade

Leia Também