Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura visita cidades pernambucanas

02 de setembro de 2022, às 13:09 | Texto de: Larissa Lopes


O Circuito Prêmio Sesc de Literatura realiza a etapa Pernambuco com escritor Fábio Horácio-Castro (PA), premiado no ano passado, na categoria Romance, com o livro “O Réptil Melancólico”. Ele participa de uma série de palestras, de 5 a 9 de setembro, nas cidades do Recife, Caruaru, Belo Jardim, Arcoverde e Garanhuns, respectivamente, todas com entradas gratuitas para o público. 
  
A primeira parada é segunda (5), às 15h, no Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro. Na terça (6), às 20h, Caruaru recebe o escritor no Espaço Tejoateliê. O Cine Teatro Cultural de Belo Jardim é o local onde acontece a palestra de Fábio Horácio, às 19h30. Em Arcoverde, a apresentação será na Biblioteca José Lins do Rêgo, do Sesc, às 20h. Encerrando a etapa pernambucana do Circuito, o autor de “O Réptil Melancólico” conversa com o público no Cine Jardim, do CPC Sesc, em Garanhuns, às 19h30.   
  
O autor e sua obra – O paraense Fábio Horácio-Castro tem 52 anos, é jornalista de formação e professor universitário. O romance “O Réptil Melancólico” fala sobre colonialidade, colonialismo e colonização, de alegorias sobre a Amazônia e da Amazônia como alegoria. A narrativa gira em torno da volta de Felipe para sua cidade, depois de uma temporada fora do país. Passou um tempo no exílio na infância, levado por sua mãe, que era militante política perseguida e torturada pelo regime militar brasileiro. Nesse processo de retorno, restabelece contato com a família paterna, particularmente com seu primo Miguel, que está fazendo o caminho oposto: o de partir da cidade. 
  
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos).  Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações no site www.cartaodoempresario.com.br
  
Serviço: Circuito Prêmio Sesc de Literatura – Etapa Pernambuco
Escritor convidado: Fábio Horácio-Castro (PA) 
  
ProgramaçãoRecife
Segunda (05/09), às 15h30
Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro 
Entrada gratuita 
  
Caruaru 
Terça (06/09), às 20h
Espaço Tejoateliê – Rua Cônego Luiz Gonzaga, 78, Centro 
Entrada Gratuita 
  
Belo Jardim
Quarta (07/09), às 19h30
Cine Teatro Cultural – Rua João Monteiro Cândido Mergulhão, 66, Centro    
Entrada Gratuita 
  
Arcoverde
Quinta (08/09), às 20h
Biblioteca José Lins do Rêgo, do Sesc – Rua Capitulino Feitosa, s/n, Centro    
Entrada Gratuita 
  
Garanhuns
Sexta (09/09), às 19h30
Cine Jardim, do CPC Sesc – Rua Cônego Benigno Lira, s/m, Centro 
Entrada gratuita


publicidade

Leia Também