Vindima

08 de fevereiro de 2023, às 08:02 | Editado: 08 de fevereiro de 2023, às 10:02 | Texto de: Kitty Lopes


A convite do querido casal de oftalmologistas Micheline e Michel participei no último domingo, 5 de fevereiro, do evento Vindima 2023 na vinícola Vale das Colinas. 

Às 18 horas um grupo de 20 pessoas (quase em sua totalidade de turistas) embarcamos numa van com destino a vinícola. Num ambiente preparado com muito charme (tochas iluminavam o caminho) fomos recepcionados com uma aula de conhecimento, pelo simpático Alberto Passos, das uvas ali cultivadas, da história da vinícola e do parreiral. Todo grupo recebeu o material necessário para se aventurar na colheita ( lanterna, cestinha e tesoura). Cada participante era orientado a colher no máximo três cachos. A uva que fizemos a colheita foi a Cabernet Sauvignon, quero aqui relembrar o que nos foi explicado por Alberto Passos. Podemos colher aqueles cachos por se tratar de um charmoso evento, mais para a fabricação do vinho as uvas ainda tem mais ou menos 12 dias no pé para a colheita. Agora impressionante quanto ela é saborosa. Uma uva pequenininha de linda cor e nível de acidez incrível. (Comi um cacho inteiro ainda dentro do parreiral kkk).

A segunda parte do evento foi um tour pela vinícola com direito a conhecer a cantina com seus imensos tanques de fermentação das uvas, sala de prova, adega e chegamos ao salão das esculturas, com uma riquíssima exposição de peças dos mestres de Garanhuns. O ambiente estava com tudo devidamente arrumado para o jantar preparado pelo chef André Amorim que detém um conhecimento gastronômico que merece muitos aplausos. Antes assistimos um vídeo mostrado as belezas de nossa cidade e da própria vinícola e também nos foi apresentado todos os fornecedores locais, com os quais o antenado chef foi buscar os insumos para preparar o jantar. Tudo de produtores de Garanhuns. Através dos pratos viajamos sem sair daqui, comemos a gastronomia internacional preparada com produtos nossos. Pode ter coisa mais luxuosa? Desde a entrada, um nhoque de de cabra servido em água de tomate, manjericão e pó de copa defumado, servido com o vinho branco Dona Cecília que harmonizou espetacularmente. Depois um ravioli de agrião recheado com rabada, molho de tomate, finalizado com queijo de manteiga. Para harmonizar com esse prato foi servido o vinho Dona Eliza, um malbek nobre.  Estava perfeito. Ao deglarçarmos as taças e ouvirmos o chef André explicar o próximo prato e o vinho que o acompanharia nos chega um risoto de carne sol com queijo manteiga que estava divino (ponto perfeito) e um Cabernet sauvignon com rótulo Cabana do Vale que arrancou aplausos de todo grupo. Por fim à parte afetiva do chef para todo grupo, uma sobremesa de nome engraçado “manezinhoAraújo “ feito pela sua avó quando reunia a família.  O doce especial foi servido com vinho do Porto. 

O grupo elogiou tudo e saiu encantado com o nível do evento e claro, a beleza do Vale das Colinas. Confira nas fotos alguns cliques desta noite. 


Galeria de Fotos

publicidade

Leia Também