Visita Ad Limina Apostolorum

22 de maio de 2022, às 08:05 | Texto de: Larissa Lopes


A cada cinco anos, a Legislação Eclesiástica pede que os Bispos do mundo inteiro apresentem um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da Diocese que lhe está confiada (cf. Cân. 399 §1), nesta ocasião os Bispos deverão ir à Roma, a fim de venerar os sepulcros dos Bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo (Cân. 400 §1), daí o nome Visita Ad Limina Apostolorum.

A Conferência Episcopal do Bispos do Brasil (CNBB), sendo o maior episcopado do mundo é dividida em diversos regionais, para facilitar e favorecer o trabalho pastoral. Nossa Diocese de Garanhuns, pertence ao Regional Nordeste 2, abrange os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, este,  tinha a visita marcada para 2020, porém por motivo da pandemia do novo coronavírus, teve de ser adiada para esse ano.

Na última semana os Arcebispos e Bispos do Regional, juntamente com o Administrador da Vacante Diocese de Salgueiro, tiveram a oportunidade de celebrar a Santa Missa nas quatro basílicas papais da cidade de Roma, e ter diversas reuniões com os Dicastérios que formam à Cúria Romana, apresentando a situação das dioceses e recebendo orientações para o melhor exercício do múnus pastoral que lhes foi confiado. 

O último dia da visita foi marcado pelo encontro com o Santo Padre, o Papa Francisco, que às 10h30 da última sexta, 20 de maio, recebeu os bispos, e alguns sacerdotes que acompanhavam seus pastores. Nosso Bispo Dom Paulo Jackson, que é também Presidente do Regional, esteve acompanhado do Pe. Thiago Fellipe, do Clero da Diocese de Garanhuns, que há cinco anos está em Roma, realizando seus estudos na área de Direito Canônico, devendo retornar à diocese próximo ano, após a defesa de sua tese doutoral.

Momento marcante dá saudação inicial do Papa aos Bispos e Padres, foi quando o Pe. Thiago Fellipe, apresentou ao Papa um solidéu idêntico àquele usado por ele, pedindo-lhe para trocar, o Pontífice muito bem humorado, averiguou que de fato o solidéu era do mesmo tamanho e material que o seu, e não apenas trocou como o colocou na cabeça do jovem sacerdote dizendo “Prepara-te”, deixando-o extremamente emocionado com a situação. 

Neste sábado 21 de maio, os Arcebispos e Bispos retornaram ao Brasil, para dar continuidade ao seu trabalho pastoral em suas respectivas dioceses.

“De fato, foi um belo momento de comunhão e vivência eclesiástica esses dias de visita Ad Limina em Roma, não poderia terminar meu período na cidade eterna, sem vivenciar um momento tão belo” afirmou o Pe. Thiago Fellipe.




publicidade

Leia Também